O objetivo central deste projeto de pesquisa é descrever e analisar a percepção do público brasileiro em relação à nossa política externa e à política internacional. Faz parte de uma parceria acadêmica internacional, que inclui equipes de pesquisa de vários países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México e Peru. A coordenação geral do projeto (Las Américas y el Mundo) está a cargo do Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE), no México. O projeto internacional busca compreender as percepções e atitudes do público sobre temas internacionais que ganharam relevância maior neste século e captar a reação da sociedade às mudanças internacionais e seus impactos domésticos. O estudo cobre uma ampla gama de temas (culturais, econômicos, sociais, políticos, segurança), de níveis (bilateral, regional e global) relacionados às relações internacionais e à política externa. Será realizado um survey com amostra probabilística com 2400 casos, com distribuição nacional estratificada. Os resultados serão apresentados sob duas formas:
a) uma análise das atitudes e percepções do público brasileiro, com relação ao conjunto de temas incluídos nos questionários;
b) uma análise comparada das percepções do público sobre o lugar do país no cenário internacional e sobre a agenda de política externa nos sete países estudados.