Os impactos esperados com a criação deste núcleo são de três ordens, a saber, institucional, analítica e metodológica.
1. Do ponto de vista institucional, esta proposta visa reunir um grupo seleto de pesquisadores que partilham interesses de pesquisa em um mesmo centro de pesquisa no interior da Universidade de São Paulo. Por razões conhecidas, um número considerável de pesquisadores de alto nível associados à Universidade de São Paulo acabou por desenvolver suas pesquisas fora da Universidade. Assim, o objetivo do núcleo é integrar pesquisadores dos Departamentos de Ciência Política, do Departamento de Sociologia e do Instituto de Relações Internacionais. A experiência do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), financiado pelo programa Cepid/FAPESP e INCT/CNPq, é o nosso ponto de partida. Desde sua criação, em 2000, as atividades do CEM têm se desenvolvido em torno da pesquisa, transferência tecnológica e disseminação da informação. Entre os seus parceiros destacam-se a FFLCH/USP, o CEBRAP, a Fundação Seade, o INPE, o SESC/SP e a TV Cultura.
Quanto à pesquisa, 32 projetos foram desenvolvidos nos últimos dez anos, contando com a colaboração de 23 doutores e 16 mestrandos. Ao longo deste período, membros do centro publicaram 17 livros e 112 artigos científicos no Brasil e 27 internacionalmente como resultado das pesquisas do CEM. Ademais, 140 artigos foram apresentados em reuniões científicas no Brasil e no exterior. Foram ainda produzidas 12 teses acadêmicas. No que se refere à transferência tecnológica, o CEM produziu ou adquiriu 80 bases de dados geocodificadas integradas ao (Geographical Information System), disponibilizadas para o público no sítio do centro (www.centrodametropole.org.br) . A associação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) permitiu o desenvolvimento de um aplicativo para GIS de uso público e livre, o Terraview Political Social.
2. Do ponto de vista analítico, acreditamos estar criando um centro de pesquisa dinâmico. O Núcleo reunirá alguns dos mais respeitados pesquisadores seniores e juniores nas três disciplinas, integrando diferentes abordagens metodológicas e dando lugar ao desenvolvimento de pesquisas focadas em temas de relevância política em um ambiente multidisciplinar, garantindo assim um ciclo virtuoso e autossustentado de pesquisa. Os professores que formam o NECI foram escolhidos em função de suas agendas de pesquisa, comando e abertura à assimilação de métodos e técnicas de pesquisas, assim como os seus indicadores de publicações, que estão entre os melhores em seus respectivos departamentos.
Este último ponto merece destaque. É nosso objetivo manter um nível de publicação elevado e, dentro das possibilidades, reforçar a produção internacional individual e conjunta dos membros do NECI. Por estas razões, nós procuramos estabelecer normas rígidas em relação às expectativas quanto à produção acadêmica internacional assim como de sua presença em fóruns acadêmicos nacionais e internacionais.
3. Nosso terceiro objetivo é o aperfeiçoar de maneira continuada a capacitação metodológica dos membros do núcleo, assim como prover treinamento às novas gerações de cientistas sociais nas técnicas de pesquisa de ponta na produção internacional. Para que obtenhamos sucesso, isto é, para que sejamos capazes de tornar o NECI um núcleo de referência no interior da Universidade, precisaremos treinar constantemente os membros da equipe do Núcleo e os nossos estudantes, seguindo a experiência do CEM. Especificamente, acreditamos ser essencial manter um intercâmbio permanente entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Como parte deste esforço, é necessário trazer constantemente à USP pesquisadores de excelência reconhecida.
Nosso objetivo no que tange a aspectos metodológicos é duplo. Em primeiro lugar, no plano do treinamento dos estudantes, procuraremos institucionalizar programas já existentes como o IPSA Summer School on Concepts and Methods in Political Science and International Relations, buscando aprofundar o alcance e recrutamento de estudantes brasileiros e do resto do mundo, ampliando a oferta de cursos oferecidos a jovens professores e doutores assim como aos estudantes de doutorado. Procuramos assim treinar uma nova geração de cientistas sociais, criando uma rede internacional de scholars que reconheçam a Universidade de São Paulo como uma instituição acadêmica de ponta. Em segundo lugar, pretendemos organizar workshops e encontros regularmente de tal sorte que o NECI possa se tornar o ponto de apoio para a geração de publicações de alcance internacional no campo dos estudos sobre democracia, desigualdade e política externa.