Geografia Eleitoral

Publicações de Andreza Davidian

CAZZOLATO, José Donizete; DAVIDIAN, AndrezaFREITAS, Andréa; SILVA, Patrick. Political Reform In Brazil: Investigation into the Impact on the Party System and on Representation. In: IPSA XXII World Congress of Political Science, 2012, Madri, Espanha.

DAVIDIAN, A.Um panorama sobre o sistema partidário brasileiro pós-redemocratização. Primeiros Estudos Revista de Graduação em Ciências Sociais, v. V.1, p. 134-156, 2011.

DAVIDIAN, A.MESQUITA, L. ; SILVA, G. P.A regionalização dos votos partidários para a Câmara Federal no Rio de Janeiro nas eleições de 2010. Em Debate, v. 4, p. 43-52, 2012.

 

 

 

 

Concentração do voto e a dinâmica espacial

Este projeto tem como objetivo contribuir para preencher a lacuna existente nos estudos sobre os temas eleitorais. Por meio de recursos de geografia eleitoral e estatística espacial intento encontrar um padrão que conecte as concentrações de votos com uma miríade de contextos que se relaciona com o nível nacional, mas sobretudo o nível local. Considerando as relações que os eleitores vivem cotidianamente e as estratégias dos partidos almejo contribuir para a melhor compreensão da dinâmica eleitoral assim como as suas consequências para o comportamento parlamentar, elucidando assim a maneira pela qual as estratégias eleitorais são afetadas e afetam as relações entre políticos e eleitores.

De Graziele C. Silotto.

 

 

 

 

Identificação das Áreas de Concentração de Votos: Evidências do Sistema Brasileiro

O trabalho de Avelino et al (2011) apresenta o índice G, um importante indicador para o cálculo da concentração regional de votos para eleições legislativas em distritos multimembros. Todavia, este indicador não provê informações sobre as sub-áreas do distrito nos quais os candidatos obtiveram seus votos. Ademais, por referir-se a um nível agregado de análise – o distrito – não permite análises em níveis mais desagregados, como os municípios. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a utilização conjunta de outros dois indicadores, o Quociente Locacional (QL) e o Horizontal Cluster (HC), com o intuito de superar estas dificuldades. Estes índices foram aplicados às eleições para deputado federal no Brasil entre 1994 e 2010. Sua utilização alcança os objetivos propostos, mostrando com clareza as localidades nas quais os votos de determinado candidato estão localizados no distrito eleitoral.

De Andreza Davidian.

 

 

 

 

A evolução eleitoral do partido de massas brasileiro

A literatura brasileira tende a associar qualidade da democracia à organicidade dos partidos em sua relação com a sociedade civil. Dessa premissa, com forte aporte normativo, derivou um cenário repleto de prognósticos pessimistas a respeito da consolidação do sistema partidário brasileiro. Faltam, no entanto, análises empíricas que fundamentem essas proposições. Esse projeto irá estudar a implementação do único partido de massas brasileiro, o PT, conforme indica a literatura, medindo a importância da estratégia de organização das bases partidárias locais para o desempenho eleitoral do partido. Ao final, apresenta-se um panorama de revisão da literatura, que associa a busca por novos modelos explicativos menos pela “estrutura social” e mais por explicações atentas para a dinâmica de agentes e atores internos ao processo político.

De Andreza Davidian.

 

 

 

 

Graziele C. Silotto

Mini CV

Mestranda no Departamento de Ciência Política da USP. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, foi bolsista de iniciação científica pela FAPESP no projeto temático Instituições Políticas, Padrões de Interação Executivo Legislativo com o seguinte tema de pesquisa: “As conexões do voto: a influência das relações de nível local sobre a escolha do eleitor”, sob coordenação do Prof. Glauco Peres da Silva. É, ainda, pesquisadora junior no Centro de Estudos da Metrópole desde 2011 e pesquisadora do Cebrap.
 

Currículo Lattes
Pesquisas

 

 

 

 

Andreza Davidian

Mini CV

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Em 2010 concluiu o bacharelado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Atua como pesquisadora permanente no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEBRAP) desde 2007.
 

Currículo Lattes
Pesquisas
Publicações