A política e a técnica das pesquisas de opinião pública
A Estatística é uma ferramenta imprescindível para avaliar dados provenientes de pesquisas de opinião, e existem muitos detalhes que precisam ser observados para os resultados de uma pesquisa poderem ser extrapolados para uma população maior. Por outro lado, a própria realização de pesquisas eleitorais também interfere no comportamento de candidatos e eleitores. Essa palestra tem o objetivo de fornecer uma visão geral dos detalhes técnicos da realização das pesquisas, desde o processo de planejamento e elaboração de questionários, até a definição da amostra, as etapas de coleta e análise dos dados e a apresentação dos resultados para um comitê de campanha eleitoral.
Professor Associado Aposentado do Depto. de Estatística da UFSCar. Matemático pela UNESP, Mestre em Estatística pelo IME-USP e Doutor em Estatística Aplicada pela FSP-USP. Fundador do Grupo Am&PM – Amostragem e Pesquisa de Mercado, do Departamento de Estatística da UFSCar. Sócio da Statsol, Consultoria Estatística e Pesquisa de Mercado, atuando em consultoria estatística para empresas privadas, em pesquisas de mercado e centenas de pesquisas eleitorais em municípios do Estado de São Paulo.