Eleições

Identificação das Áreas de Concentração de Votos: Evidências do Sistema Brasileiro

O trabalho de Avelino et al (2011) apresenta o índice G, um importante indicador para o cálculo da concentração regional de votos para eleições legislativas em distritos multimembros. Todavia, este indicador não provê informações sobre as sub-áreas do distrito nos quais os candidatos obtiveram seus votos.

A evolução eleitoral do partido de massas brasileiro

A literatura brasileira tende a associar qualidade da democracia à organicidade dos partidos em sua relação com a sociedade civil. Dessa premissa, com forte aporte normativo, derivou um cenário repleto de prognósticos pessimistas a respeito da consolidação do sistema partidário brasileiro. Faltam, no entanto, análises empíricas que fundamentem essas proposições.

Migração Partidária no Brasil

O fenômeno das trocas de legenda no Brasil é extremamente interessante. Este trabalho procura analisar este fenômeno de dois pontos de vista, no primeiro busca compreender como os atores coletivos, no caso os partidos políticos, utilizam as trocas de legenda para aumentar seu poder na arena parlamentar e na arena eleitoral. Do outro lado, busca entender quais os motivos que levam um indivíduo a se filiar a um determinado partido.

Publicações da pesquisa "Migração Partidária no Brasil"

FREITAS, A. . Migração partidária na Câmara dos Deputados de 1987 a 2009. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 55, p. 951-986, 2012.

 

 

Cargos de confiança no governo federal brasileiro

Embora muito seja falado sobre a distribuição de cargos de confiança na burocracia federal brasileira, faltam estudos sobre a dimensão deste fenômeno, quais partidos políticos obtêm mais cargos e em quais áreas, quais agências burocráticas estão insuladas da influência partidária etc.

Divulgar conteúdo