Política Internacional

Dispute Settlement in Trade & Environment Disputes: How does the WTO Mechanism Perform?

This research project analyzes how the WTO Dispute Settlement Understanding performs when dealing with a particular cluster of trade disputes. These disputes are characterized by trade barriers imposed for environmental and public health reasons; in this paper, they are referred to as T&E disputes. T&E disputes have been channeled through the WTO dispute settlement mechanisms, which contain strong enforcement mechanisms that are expected to deter non-compliance. Nonetheless, empirical evidence suggests that these disputes have a low probability of reaching a settlement and often generate final rulings that are not complied with (Busch and Reinhardt 2004; Davey 2005a). The study concentrates on three T&E disputes decided by the WTO between 1996 and 2001, identifies several aspects that distinguish these disputes, and argues that an alternative dispute resolution (ADR) procedure proposed by Brams and Taylor (1996, 1999), called Adjusted Winner (AW), may increase the chances of compliance and present the parties with a superior outcome. An application of AW based on data from interviews with government officials and policy experts generates an ADR outcome for each of the three cases. This is followed by a comparison between this outcome and the actual adjudication outcome in each dispute. The analysis shows that recourse to AW may provide more opportunities for compliance by presenting the parties with an outcome that is more fair, in terms of three criteria: efficiency, envy-freeness, and equitability. Turning to ADR is particularly appropriate when states’ concerns with their reputation have a limited role as an enforcement mechanism. I argue that developments of compliance theory that focus on this limited role of reputation offer a plausible explanation for the poor record of compliance that T&E disputes display. Based on Downs and Jones (2002, 2004), I argue that the WTO regime encompasses multiple sub-regimes with specific and segmented reputational consequences. I propose that the pattern of non-compliance observed in T&E disputes can be explained by the opportunity to insulate negative reputational consequences from other areas of the international trade regime that states value higher.

 

De Cristiane de Andrade Lucena Carneiro.

 

 

Publicações de Janina Onuki

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Políticas Redistributivas em Democracias Federativas Latino-Americanas da Terceira Onda: O Efeito das Eleições para Governador na Composição dos Gastos nas Províncias Argentinas e nos Estados Brasileiros

Este projeto de pesquisa é orientado por três questões que visam testar se existem aumentos de despesas específicas antes das eleições e se outros tipos de gastos são contraídos pelos governos das províncias argentinas e dos estados brasileiros. A primeira é, desde a democratização, as eleições serviram como catalisador para mudanças na composição dos gastos dos governos das provinciais argentinas e dos estados brasileiros? Em segundo lugar, as eleições para governadores realizadas durante a transição democrática são mais propensas a provocar grandes mudanças nas alocações orçamentárias para tipos específicos de gastos das províncias o dos estados? Em terceiro lugar, qual é o impacto do federalismo no comportamento do gasto fiscal nas províncias argentinas e nos estados brasileiros em anos eleitorais? Para respondê-las, este projeto irá realizar uma análise de como as eleições para governador influenciaram a composição dos gastos dos governos províncias na Argentina e estaduais no Brasil desde o início da democratização até 2009.

 

De Lorena Guadalupe Barberia e George Avelino Filho.

 

 

 

 

Entraves institucionais domésticos à integração sul-americana

Este projeto tem como objetivo analisar as perspectivas da integração regional sul-americana, tendo, como foco da análise, os principais entraves no campo institucional doméstico. O trabalho leva em consideração os aspectos ou características nacionais dos países e sua influência no processo de integração regional. A pesquisa procura analisar o desenho institucional doméstico de cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Venezuela), particularmente a relação Executivo-Legislativo e influência dos principais grupos de interesse no processo decisório em política externa. A análise comparada desses dados tem como objetivo central avaliar o nível de impacto que essas relações institucionais têm sobre o avanço da proposta de integração sul-americana.
 

De Janina Onuki.

 

 

 

 

O Estado de São Paulo, negociações internacionais e instrumentos de política comercial: riscos e oportunidades

Este projeto tem como objetivo mais amplo apresentar um conjunto de estudos e instrumentos de análise que forneçam subsídios, diretos ou indiretos, ao Governo do Estado de São Paulo no processo de formulação de estratégias de políticas públicas voltadas ao comércio internacional. Em inúmeros países tais como os Estados Unidos, Canadá, México, Índia, dentre outros, as unidades sub-federativas, sobretudo aquelas com maior peso econômico específico no interior da federação, são dotadas de políticas comerciais estratégicas que minimizam riscos e ampliam oportunidades num quadro crescente de internacionalização econômica. Em que pese os constrangimentos derivados do modelo federativo brasileiro, que impõe limites à estruturação de uma política comercial propriamente sub-federal, o Estado de São Paulo não tem como abdicar de um planejamento estratégico no campo do comércio internacional compatível com seu peso específico. Contribuir para que o Governo de Estado, por meio da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, aprimore instrumentos existentes e crie novos mecanismos de política comercial sub-federativa é a meta principal deste projeto.
 

Pesquisadores envolvidos

 

 

 

 

Política comercial e desenho institucional: Brasil e Argentina em perspectiva comparada

Este projeto tem como objetivo analisar a mudança ou continuidade do padrão de política comercial em perspectiva comparada, tendo como foco de análise os principais elementos no campo institucional. A preocupação principal é buscar entender o que explicaria o fato de dois países (Brasil e Argentina) que, apesar de terem partido de modelos econômicos similares e de terem se defrontado com mudanças semelhantes na estrutura econômica mundial, passaram a ter trajetórias tão distintas em termos de política comercial. A pesquisa analisa o período de 1990 a 2005, e adota metodologia qualitativa, construindo um painel com as principais matrizes de política externa no campo comercial, analisando três níveis do processo decisório: o inter-burocrático, a dinâmica legislativa e a relação Executivo-Legislativo.

 

De Janina Onuki.