NECI

Pesquisadores principais

Profa. Dra. Janina Onuki

Coordenadora do NECI - IRI USP

 

Prof. Dr. Fernando de Magalhães Papaterra Limongi
Vice-coordenador do NECI - DCP FFLCH USP

 

Prof. Dr. Alvaro Augusto Comin

Pesquisador - Departamento de Sociologia FFLCH USP

 

Prof. Dr. Antonio Sérgio Alfredo Guimarães

Pesquisador - Departamento de Sociologia FFLCH USP

 

Prof. Dr. Eduardo Cesar Leão Marques

Pesquisador - DCP FFLCH USP

 

Prof. Dr. Glauco Peres da Silva
Pesquisador - FECAP, CEM, CEPESP-FGV, NECI-USP

 

Profa. Dra. Lorena Guadalupe Barberia
Pesquisadora - DCP FFLCH USP

 

Profa. Dra. Marta Teresa da Silva Arretche
Pesquisadora - DCP FFLCH USP

 

Profa. Dra. Nadya Araújo Guimarães

Pesquisador - Departamento de Sociologia FFLCH USP

 

Prof. Dr. Paolo Ricci
Pesquisador - DCP FFLCH USP

 

 

 

 

Metas

1.   Contribuir para a internacionalização e aumento do impacto internacional da Ciência Política, da Sociologia e das Relações Internacionais, construindo e consolidando redes de pesquisa internacionais.

2.   Aumentar o intercâmbio de pesquisadores da área de interesse do projeto. O Núcleo receberá ao menos um visiting scholar por ano.

3.   Organizar workshop e um seminário internacional em anos alternados.

4.   Publicar dois livros consolidando os resultados da pesquisa do Núcleo. Cada um dos livros enfatizará uma das dimensões chaves da pesquisa, adotando uma perspectiva comparada e inter-disciplinar.

5.   Publicar ao menos um artigo/ano por membro do Núcleo nas principais revistas internacionais da área.

6.   Oferecer treinamento metodológico para membros do centro, jovens professores e estudantes de doutorado em técnicas específicas por meio da organização de cursos intensivos. A cada ano, uma técnica será contemplada, como estatística espacial, métodos bayesianos, modelos hierárquicos etc.

7.   O Núcleo promoverá anualmente a IPSA Summer School on Concepts and Methods in Political Science and International Relations. O número de estudantes esperado é de 120 por ano.

 

 

Resumo

A criação do NECI visa congregar um grupo seleto de pesquisadores que partilham seus interesses de pesquisa. O principal objetivo é permitir que os pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole desenvolvam suas pesquisas na Universidade de São Paulo, associando-se a professores do Departamento de Ciência Política, Departamento de Sociologia e o Instituto de Relações Internacionais.

A motivação para a criação do Núcleo está ancorada em considerações de três ordens:

  1. Criar uma equipe de pesquisa inter-disciplinar de qualificação internacional capaz de integrar as contribuições teóricas de diferentes disciplinas a partir de um comprometimento explícito com a adoção da abordagem comparativa e com o estabelecimento de vínculos estreitos com instituições de pesquisa similares ao redor do mundo.
  2. Implementar uma ampla agenda de pesquisas que vise dar conta dos vários desafios teóricos colocados pelo desempenho do regime democrático brasileiro e pelas transformações sócio-econômicas em curso. Democracia estável, crescimento econômico e redução das desigualdades sociais não faziam parte das projeções aceitas pela literatura de ciências sociais. A compreensão destes desdobramentos inesperados pede análises comparativas e inovadoras.
  3. Fortalecer o treinamento e qualificação metodológica dos membros do Núcleo assim como garantir um treinamento da nova geração de cientistas sociais nas técnicas mais sofisticadas e recentes disponíveis na comunidade internacional. No que tange ao treinamento dos estudantes, o objetivo é institucionalizar os programas de treinamento já existentes como o IPSA Summer School on Concepts and Methods in Political Science and International Relations. Procuraremos também ampliar o alcance do programa em termos de seu recrutamento e aumentar a quantidade de cursos oferecidos a professores e estudantes de doutorado. Buscamos treinar uma nova geração de cientistas sociais e criar uma rede internacional de scholars que tenham a Universidade de São Paulo como uma referência na produção científica.

As principais linhas são:

- A conexão entre as transformações recentes do Brasil e a forma como as ciências sociais usualmente tratam estas questões;

- Competição eleitoral, democracia e o desempenho do sistema político brasileiro;

- Estrutura especial, conflitos sociais e políticos e políticas públicas;

- Estado federal, desigualdades locais e cidadania;

- Federalismo e política comercial;

- Produção do espaço, pobreza urbana e governança metropolitana;

- Bases domésticas e internacionais das coalizões Sul/Sul;

- Interdependência e cooperação política em organismos internacionais.

 

Impactos Previstos

Os impactos esperados com a criação deste núcleo são de três ordens, a saber, institucional, analítica e metodológica.

1. Do ponto de vista institucional, esta proposta visa reunir um grupo seleto de pesquisadores que partilham interesses de pesquisa em um mesmo centro de pesquisa no interior da Universidade de São Paulo. Por razões conhecidas, um número considerável de pesquisadores de alto nível associados à Universidade de São Paulo acabou por desenvolver suas pesquisas fora da Universidade. Assim, o objetivo do núcleo é integrar pesquisadores dos Departamentos de Ciência Política, do Departamento de Sociologia e do Instituto de Relações Internacionais. A experiência do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), financiado pelo programa Cepid/FAPESP e INCT/CNPq, é o nosso ponto de partida. Desde sua criação, em 2000, as atividades do CEM têm se desenvolvido em torno da pesquisa, transferência tecnológica e disseminação da informação. Entre os seus parceiros destacam-se a FFLCH/USP, o CEBRAP, a Fundação Seade, o INPE, o SESC/SP e a TV Cultura.

Quanto à pesquisa, 32 projetos foram desenvolvidos nos últimos dez anos, contando com a colaboração de 23 doutores e 16 mestrandos. Ao longo deste período, membros do centro publicaram 17 livros e 112 artigos científicos no Brasil e 27 internacionalmente como resultado das pesquisas do CEM. Ademais, 140 artigos foram apresentados em reuniões científicas no Brasil e no exterior. Foram ainda produzidas 12 teses acadêmicas. No que se refere à transferência tecnológica, o CEM produziu ou adquiriu 80 bases de dados geocodificadas integradas ao (Geographical Information System), disponibilizadas para o público no sítio do centro (www.centrodametropole.org.br) . A associação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) permitiu o desenvolvimento de um aplicativo para GIS de uso público e livre, o Terraview Political Social.

2. Do ponto de vista analítico, acreditamos estar criando um centro de pesquisa dinâmico. O Núcleo reunirá alguns dos mais respeitados pesquisadores seniores e juniores nas três disciplinas, integrando diferentes abordagens metodológicas e dando lugar ao desenvolvimento de pesquisas focadas em temas de relevância política em um ambiente multidisciplinar, garantindo assim um ciclo virtuoso e autossustentado de pesquisa. Os professores que formam o NECI foram escolhidos em função de suas agendas de pesquisa, comando e abertura à assimilação de métodos e técnicas de pesquisas, assim como os seus indicadores de publicações, que estão entre os melhores em seus respectivos departamentos.

Este último ponto merece destaque. É nosso objetivo manter um nível de publicação elevado e, dentro das possibilidades, reforçar a produção internacional individual e conjunta dos membros do NECI. Por estas razões, nós procuramos estabelecer normas rígidas em relação às expectativas quanto à produção acadêmica internacional assim como de sua presença em fóruns acadêmicos nacionais e internacionais.

3. Nosso terceiro objetivo é o aperfeiçoar de maneira continuada a capacitação metodológica dos membros do núcleo, assim como prover treinamento às novas gerações de cientistas sociais nas técnicas de pesquisa de ponta na produção internacional. Para que obtenhamos sucesso, isto é, para que sejamos capazes de tornar o NECI um núcleo de referência no interior da Universidade, precisaremos treinar constantemente os membros da equipe do Núcleo e os nossos estudantes, seguindo a experiência do CEM. Especificamente, acreditamos ser essencial manter um intercâmbio permanente entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Como parte deste esforço, é necessário trazer constantemente à USP pesquisadores de excelência reconhecida.

Nosso objetivo no que tange a aspectos metodológicos é duplo. Em primeiro lugar, no plano do treinamento dos estudantes, procuraremos institucionalizar programas já existentes como o IPSA Summer School on Concepts and Methods in Political Science and International Relations, buscando aprofundar o alcance e recrutamento de estudantes brasileiros e do resto do mundo, ampliando a oferta de cursos oferecidos a jovens professores e doutores assim como aos estudantes de doutorado. Procuramos assim treinar uma nova geração de cientistas sociais, criando uma rede internacional de scholars que reconheçam a Universidade de São Paulo como uma instituição acadêmica de ponta. Em segundo lugar, pretendemos organizar workshops e encontros regularmente de tal sorte que o NECI possa se tornar o ponto de apoio para a geração de publicações de alcance internacional no campo dos estudos sobre democracia, desigualdade e política externa.

 

Justificativa e Relevância do Projeto

Nenhuma das transformações ressaltadas acima foi prevista pelas teorias dominantes em ciências sociais. No campo da política doméstica, as teorias sobre a transição de regimes autoritários para democracias, bem como as teorias sobre as novas democracias, faziam previsões pessimistas sobre a sustentabilidade e a qualidade dos regimes políticos competitivos que substituíram governos autoritários. Eles seriam instáveis devido à natureza de suas instituições e das práticas políticas das elites, condenados, assim, a formas de populismo, à política de clientela, a processos eleitorais viciados, e à ingovernabilidade.

Na verdade, embora esses padrões e práticas ainda se façam presentes, estudos recentes de várias matrizes têm encontrado fortes indícios de comportamento eleitoral regular e previsível, rearticulação politicamente negociada entre níveis de governo nos processos de reforma setorial das políticas públicas, substancial elevação do acesso a políticas, principalmente entre os mais pobres, além de transformações significativas nas dinâmicas urbanas e metropolitanas. O mercado de trabalho se alterou e o acesso à educação foi ampliado, abrido oportunidades para grupos até então fortemente marginalizados. Diversas dessas mudanças se expressam em melhora dos indicadores sociais, na redução da pobreza e das desigualdades de ingressos e de acesso a políticas, apesar da manutenção da instabilidade nas relações formais de emprego.

As teorias dominantes previram que a globalização afetaria a integridade dos estados nacionais. O caso brasileiro mais uma vez desafia tais predições. No campo das relações internacionais, as teorias sistêmicas previam pouco ou nenhum espaço de atuação autônoma para países que não fizessem parte do clube das potências econômicas e militares. Para essas teorias, a ascensão econômica e política dos países do sul e a intensificação das relações econômicas e políticas no eixo sul-sul não constituíam possibilidades inscritas na lógica de funcionamento de um sistema definido pela relação entre potências e/ou entre economias desenvolvidas.

O mercado de trabalho, principal lócus da obtenção de renda dos cidadãos, vem apresentando desempenho inesperado contradizendo as interpretações dominantes. A rearticulação das estruturas produtivas, em particular as metropolitanas, coloca novas demandas e desafios, não inteiramente incorporados à agenda de pesquisa. Neste particular, a política educacional – básica e universitária – e sua articulação com o mercado de trabalho requer maior diálogo com a literatura internacional.

A trajetória do Brasil, nas últimas duas décadas, contradiz os resultados esperados pelas teorias caras aos cientistas políticos, sociólogos e internacionalistas. Por esta razão, entender os processos de transformação no plano interno e na projeção externa do país poderá trazer contribuições relevantes não só para o conhecimento empírico daqueles processos, mas para a revisão das teorias correntes na análise dos fenômenos internacionais e da política doméstica.

Este é o programa de pesquisa do NAP aqui proposto. Trata-se de um programa de pesquisas amplo e de longo prazo. A proposta ancora-se em uma integração de competências já acumuladas pela equipe que propõe este projeto, propondo impor uma ênfase em estudos que adotem a perspectiva comparada, permitindo assim um maior diálogo e integração com a produção internacional de ponta em ciências sociais.

O estudo da experiência brasileira recente terá sempre cunho comparativo e concentrará nos seguintes temas:

- Comportamento eleitoral e dinâmicas partidárias;

- Federalismo e relações intergovernamentais;

- Políticas sociais e desigualdade;

- Emprego e mercado de trabalho;

- Políticas urbanas, segregação e desigualdades sócio-espaciais;

- Comércio internacional;

- Bases domésticas e internacionais das coalizões Sul/Sul;

- Interdependência e cooperação política em organizações internacionais.

 

Objetivos do Projeto

Este projeto tem por objetivo justificar a criação de Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) dedicado ao estudo sistemático e comparado das transformações experimentadas pelo país sob a vigência de um governo democrático. Estas transformações afetam o funcionamento das instituições políticas, a produção de políticas públicas e a posição do Brasil no sistema internacional.

Democracia é um método por meio do qual conflitos são processados. Muito já foi dito sobre a ineficiência de regimes democráticos. Muito mais foi dito sobre a fragilidade da democracia Brasileira devido às especificidades de suas instituições e da sociedade civil. A sociedade Brasileira passou por transformações radicais em plena vigência de um regime democrático, tais como 1) avanços importantes no sentido da redução das desigualdades e da pobreza extrema; 2) Redefinição do desenho das políticas públicas e das relações inter-governamentais; e 3) maior protagonismo internacional do Brasil, seja por meio de sua participação nos arranjos que definem os procedimentos de governança global, seja por sua ação diplomática. Estas dimensões se inter-relacionam na medida em que o novo padrão de desenvolvimento econômico e social do país acopla a agenda interna aos temas de política externa, incluindo a política comercial.

Nosso propósito é criar um centro de excelência para o estudo comparativo da democracia e da sociedade brasileira, focando tanto em suas dimensões internas quanto externas. A conexão entre estas duas dimensões das transformações do país ainda aguarda a atenção que merece. Muito do que sabemos das transformações em curso enfatizam singularidades nacionais, isto é, carecem do necessário suporte comparativo.

O núcleo se apoiará em grupos de pesquisa previamente estabelecidos dentro e fora da universidade, como o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um centro de pesquisa apoiado pelos programas Cepid/Fapesp e INCT/CNPQ, o Departamento de Ciência Política (DCP) e de Sociologia (DS) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI). Estes grupos de pesquisa já estabeleceram vínculos com vários parceiros internacionais como Princeton University, University of Illinois, the European University Institute (Italy), Science Po (France), King’s College London, Warwick University, e the University of Edimburgh (UK).

As mudanças a ter lugar na sociedade Brasileira questionam algumas das noções centrais que estruturam nosso conhecimento acerca da natureza dos conflitos políticos e sociais no país. A ciência social brasileira tende a dar ênfase ao atraso e ao imobilismo do país. Sendo assim, mostrou-se incapaz de prever e, muito menos, explicar as profundas transformações que ocorreram no curso dos últimos decênios.

No plano internacional, a despeito das referências constantes a países emergentes, não há estudos sistemáticos que discutam a proeminência internacional do país. A projeção do país no cenário internacional como um polo de pode econômico, político e militar será limitada pelo comportamento de suas elites locais? A maior projeção internacional do país forçará um tratamento mais enfático das desigualdades domésticas?

No plano interno, sabemos pouco a respeito dos mecanismos pelos quais a democracia afeta os resultados das políticas públicas e a desigualdade. Como as várias formas de desigualdades sociais, econômicas e políticas interagem para minar ou fortalecer umas às outras? Quais são os mecanismos sociais que lhes confere durabilidade? Qual é o peso do território, tanto em escala ampliada (regional) como local (intra-urbana) para a reprodução destes mecanismos? Quais os formatos institucionais bem sucedidos na formatação de políticas que acatam as desigualdades? Será possível construir organismos internacionais que se provem capazes de deter poder efetivo para resolver as diferenças seculares entre poderes globais?

 

Contato

Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5, 2º andar, sala 30, Cidade Universitária - CEP: 05508-020 - São Paulo-SP – Brasil

Tels.: + 55.11. 3091-0553 IRI / + 55.11. 3091-0346 FFLCH 

e-mail: neci@usp.br

Facebook: https://www.facebook.com/neciusp

 

Links

USP - Universidade de São Paulo
http://www.usp.br

FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
http://www.fflch.usp.br

IRI - Instituto de Relações Internacionais - USP
http://www.iri.usp.br

PRP - Pró Reitoria de Pesquisa - USP
http://www.usp.br/prp

CEM - Centro de Estudos da Metrópole
http://www.centrodametropole.org.br

CEBRAP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
http://www.cebrap.org.br

CAENI - Centro de Estudos das Negociações Internacionais
http://www.caeni.com.br

FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
http://www.fapesp.br

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://www.cnpq.br

Princeton University
http://www.princeton.edu

University of Illinois
http://www.uillinois.edu

European University Institute
http://www.eui.eu

Sciences Po - L'Institut d'études politiques (IEP) de Paris
http://www.sciencespo.fr

King´s College London
http://www.kcl.ac.uk

Warwick University
http://www2.warwick.ac.uk

The University of Edinburgh
http://www.ed.ac.uk

IPSA - Summer School
http://summerschool.fflch.usp.br

Fundação Seade
http://www.seade.gov.br

I
NPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
http://www.inpe.br

SESC - Serviço Social do Comércio
http://www.sescsp.org.br

TV Cultura
http://www.tvcultura.com.br

 

Pesquisadores

   Andréa Marcondes de Freitas
CEBRAP e NECI

 

Andrea Junqueira Machado

NECI

 

Andreza Davidian
CEM, CEBRAP e NECI

 

Cassio Santos Pinto de Oliveira

NECI

 

Diego Sanches Corrêa
NECI

 

Fernanda Machado

CEBRAP e NECI
 
Graziele Cristina Silotto
CEM, CEBRAP e NECI
 

Jaqueline Porto Zulini
CEBRAP e NECI

 

Joyce Hellen Luz

CEBRAP e NECI

 

Lara Mesquita Ramos
UERJ/IESP e NECI

 

Maurício Yoshida Izumi
CEBRAP e NECI

 

CEBRAP e NECI
 

Natália Pires de Vasconcelos
SBDP e NECI

 

Paulo Hubert

IME-USP e NECI

 

Pedro Buck
NECI

 

Rafael Freitas dos Santos
CEBRAP e NECI

 

Ricardo Ceneviva
CEM e NECI

 

Samuel Moura Santos
CEBRAP e NECI

 

Sergio Simoni Júnior
NECI

 

Tiago Borges
NECI