Oficinas Metodológicas 2013 - "Por dentro do Congresso"

Prorrogadas as inscrições para a oficina ‘Por Dentro do Congresso’ até segunda, dia 13. Atividade será realizada terça, dia 14.

Não é preciso ser pesquisador do Poder Legislativo para que as  leis, regulamentações ou ainda os  projetos em tramitação no Congresso Nacional apareçam nos nossos objetos de estudo. Não raramente, no entanto, conferimos a eles um lugar marginal, por não dispor de um conjunto de ferramentas de investigação da produção legislativa. A Oficina “Por dentro do Congresso” procurará mostrar como  os pesquisadores de diversas áreas e temáticas podem complementar suas investigações com a análise mais sistemática da produção legislativa.

Oficina -  Por dentro do Congresso

14 de maio de 2013, terça-feira,  das 14 às 18 horas
Palestrantes: Andréa Freitas (Cebrap e NECI) e Samuel Moura (Cebrap e NECI)
Local: auditório do Cebrap, rua Morgado de Mateus, n. 615

Os domínios da produção legislativa
- Domínios do poder legislativo e  do poder executivo
- Prerrogativas exclusivas e sobrepostas da produção legislativa
Os tipos de lei e sua tramitação
- Caminhos das leis no Congresso: fluxograma geral  da tramitação de leis
O  Incrível mundo do site do Congresso
- O que é possível encontrar no site do Congresso
- Como localizar um  projeto de lei  e como  localizar uma lei
- Como ler e interpretar a tramitação de leis nos arquivos eletrônicos do Congresso

Data limite para inscrição: 13 de maio pelo email inteligenciametodologica@cebrap.org.br

Público alvo: pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais das áreas de gestão pública, organizações não governamentais e empresas
Investimento: R$ 100,00 a oficina; R$ 240,00 as três oficinas

*Alunos de Ciências Sociais da USP,  pesquisadores do Cebrap, Cem, NECI e LAPS estão isentos.

Todos os participantes recebem o certificado.

Ciclo de Oficinas Metodológicas – 1o semestre de 2013

A oficina “Por dentro do Congresso” faz parte do ciclo de Oficinas Metodológicas que o Cebrap desenvolve neste semestre, em parceria com o LAPS/USP e o Neci/USP. Em 11 de junho, haverá a oficina intitulada  “Etnografia e pesquisas quantitativas: métodos em articulação”, ministrada por Ronaldo de Almeida (Cebrap e Unicamp) e, em 25 de junho, Gustavo Venturi (LAPS e Departamento de Sociologia – USP) conduzirá a oficina “Desenho Amostral de Grupos Focais”. Confira abaixo as informações mais detalhadas sobre as oficinas.

Próximas oficinas:

Oficina 3 - Etnografia e pesquisas quantitativas: métodos em articulação
11 de junho de 2013, terça-feira, das 14 às 18:30
Palestrante: Ronaldo de Almeida (Cebrap e Unicamp)

1.  Uso combinado de dados censitários, survey, georreferenciamento e etnografias para compreender o trânsito religioso.
2.   Dados qualitativos na escala metropolitana: comparação etnográfica da pobreza.

Local: Auditório do Cebrap, rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana
Data limite para inscrição: 7 de junho

Oficina 4 – Desenho Amostral de Grupos Focais
25 de junho de 2013, terça-feira,  das 14 às 18h30
Palestrantes: Gustavo Venturi (LAPS e Departamento de Sociologia – USP)
Local: Prédio de Ciências Sociais – USP, sala a definir
Data limite será divulgada em breve.

Sabia como foi a primeira oficina realizada:

“Big Data, automação e novas tecnologias para análise de dados” foi o tema da oficina preparada por Rogerio Barbosa (Cebrap e Cem) e Diogo Ferrari (CEM) e ministrada pelo primeiro.

A oficina indicou a grande disponibilidade de informação para pesquisa, principalmente on-line e os desafios para coletar dados estruturados e não estruturados pela internet. Existem hoje soluções computacionais para lidar com grandes bancos de dados, como o software R. A programação estatística permite enfrentar essa gigantesca base de dados para a análise apropriada e, quando possível, em tempo real ou quase real.

Com a presença de cerca de 32 estudantes, pesquisadores e profissionais de mercado, o evento praticamente lotou o auditório do Cebrap.

Organizadores das Oficinas Metodológicas

Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
LAPS  - Laboratório de Pesquisa Social vinculado ao Departamento de Sociologia da USP
NECI  - Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais vinculado à USP

Conheça a tradição do Cebrap em pesquisa e formação.

Publicado por Sérgio Corrêa em http://www.cebrap.org.br/v2/news/view/279